Para traduzir / to translate

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Mitos e verdades sobre as baterias dos celulares

Mitos e verdades sobre a bateria dos celulares


Tomada de 220V carrega o celular mais rápido? Mito. De acordo com o professor de Engenharia de Computação do Instituto Mauá, João Carlos Lopes Fernandes, o adaptador do carregador converte e diminui a tensão para a que o celular aceita. Logo, não faz diferença alguma carregá-lo numa tomada de 220V.

Carregadores genéricos queimam a bateria? Verdade em partes. É preciso ficar atento à corrente que o carregador e o celular suportam. Se a corrente elétrica do carregador for maior que a bateria suporta, ela pode queimar. O problema, na verdade, está nos carregadores "piratas", de fornecedores desconhecidos, que não foram projetados especificamente para o telefone que o usuário quer recarregar. Alguns aparelhos mais sofisticados possuem sistema de proteção que desarma o aparelho para ele não queimar, mas são exceção no mercado.

Carregadores portáteis comprometem a bateria? Mito. Desde que sejam originais. Eles usam portas USB e têm uma potência menor, por isso demoram mais para carregar, mas não têm impacto na vida útil da bateria.
O telefone carrega mais rápido no modo avião? Verdade. Segundo o professor Fernandes, no modo avião o celular não está fazendo comunicação com a rede, por isso deixa de consumir a energia que essa atividade utiliza. Porém, seria preciso fazer um estudo para mensurar quão mais rápido a bateria carrega nesse modo.A desvantagem desse truque é que, enquanto o aparelho estiver no modo avião, não pode receber ligações ou acessar a internet.
As baterias dos celulares de hoje não viciam? Verdade. Antigamente era preciso fazer uma carga completa, após o celular ‘zerar’, para evitar que a bateria viciasse. Com as baterias novas, isso não acontece mais e é possível carregá-las a todo e qualquer momento.
Deixar o celular plugado na tomada mesmo quando a bateria já está em 100% carregada, afeta o desempenho do aparelho celular? Mito. Quando a bateria chega em 100%, o circuito elétrico da carga desarma e para de carregar a bateria.Já vi noticias de celulares estouraram e queimaram os usuários que falam com o celular ligado, não por causa do sistema de engenharia dos celulares, mais por causa da falta de manutenção e envelhecimentos dos materiais usados, tomadas, cabos, baterias, e celulares, mais são exceção. Na maioria dos incidentes, a culpa recaiu no uso de carregadores não originais e de má qualidade. Se o usuário utiliza um carregador de qualidade, não deve ter nenhum problema de segurança. (mais a energia elétrica continua a ser consumida do seu relógio de luz, pela causa de economia é bom desligar da tomada apos a bateria do celular estiver carregada).

Carregar o smartphone desligado é melhor? Mito em partes. De acordo com o professor do Instituto Mauá, quando o celular está desligado, todo o circuito vai direto para a bateria e não se distribui para outras funções que o telefone desempenharia se estivesse ligado. Assim, não é exatamente uma regra carregar o celular desligado, é apenas ‘recomendável’As baterias antigas duravam mais do que as novas? Mito. Hoje todos os telefones estão conectados à rede de dados e isso consome muita bateria. Segundo o professor, hoje não existe mais o modo ‘standby’, no qual o celular ficava esperando para receber ligações: é como se ele ficasse constantemente em modo conversação. “Se fosse usar uma bateria antiga num smartphone de hoje, ela não duraria uma hora”, exemplifica
Resultado de imagem para carregar bateria do celular ate o fimÉ melhor usar a bateria até o final para depois carrega? Mito. Novas baterias dos celulares não tem essa restrição.
O período em que a bateria retém a carga diminui com o tempo? Verdade. Bateria de smartphone é igual bateria de carro: com o passar do tempo, não segura mais carga e isso está ligado à vida útil dela. Hoje, uma bateria de smartphone tem uma vida útil média de 2 anos.
É bom deixar o celular desligado por um tempo? Mito. Segundo o professor Fernandes, não há necessidade de desligar o celular. Só é preciso desligá-lo se a conexão dele travar, ou seja, quando, por algum motivo, ele não consegue fazer ou receber ligação.
Veja outros assuntos neste blog:Uso de Extensivo de Telefone Celular Pode Triplicar Risco de Câncer de Cérebro

Quais são os 5 smartphone que emitem mais radiação?

Leia. VERDADEIRO E FALSO sobre os cuidados com os computadores

- BÍBLIAS AS TECNOLOGIAS PROPÕEM VÁRIOS TIPOS DIFERENTES, PARA LER, DIVULGAR E BAIXAR


Nenhum comentário: