Para traduzir / to translate

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Há 25 anos da queda do Muro de Berlim

Há 25 anos da queda do Muro de Berlim

Grafites sobre o Muro de Berlim em1986.

Um muro de concreto com ferro e aço, construído a partir de 13/8/1961 até 1989 que dividiam no meio a cidade de Berlim e aprisionavam os cidadãos em dois blocos ou partes na antiga Alemanha Oriental,[comunista - aprisionada] impedindo-os de ir e vir para a Alemanha Ocidental [capitalista - livre]. 

Neste muro da vergonha comunista faziam parte da construção 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Comunista com ordens de perseguir, e até atirar para matar.


 Memorial em homenagem as vítimas do muro em Berlim. Foto de 1982.

Mais do que separar cidadãos fisicamente, o muro foi um símbolo de um regime politico totalitário de opressão, censura, medo, perseguições, genocídio e pobreza construído por Joseph Stalin resultados da 2ª guerra mundial. 
 Zonas da ocupação aliadas em Berlim capitalista pela França, Inglaterra, e EUA x Russia e Alemanha comunista.


Em um discurso no Portão de Brandemburgo em comemoração ao 750º aniversário de Berlim em 12 de junho de 1987, o presidente do EUA Ronald Reagan desafiou Mikhail Gorbachev, então Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética, para derrubar o muro como um símbolo de crescente liberdade no Bloco de Leste 
A queda do muro simboliza a libertação de milhões de pessoas aprisionadas pelo comunismo, que na mesma época por muitas manifestações populares, e em conjunto com politicas publicas, entrou em colapso na União Soviética este sistema. O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. 
Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar. Além disto, houve um enorme fluxo de refugiados ao Ocidente, pelas embaixadas da RFA, principalmente em Praga e Varsóvia, e pela fronteira recém-aberta entre a Hungria e a Áustria, perto do lago de Neusiedl.
O impulso decisivo para a queda do muro foi um mal-entendido entre o governo da RDA. Na tarde do dia 9 de Novembro houve uma conferência de imprensa, transmitida ao vivo na televisão alemã-oriental. Günter Schabowski, membro do Politburo do SED, anunciou uma decisão do conselho dos ministros de abolir imediatamente e completamente as restrições de viagens ao Oeste. Esta decisão deveria ser publicada só no dia seguinte, para anteriormente informar todas as agências governamentais.
 Alemães em pé em cima do muro, em 1989, ele começaria a ser destruído no dia seguinte.Pouco depois deste anúncio houve notícias sobre a abertura do Muro na rádio e televisão ocidental. Milhares de pessoas marcharam aos postos fronteiriços e pediram a abertura da fronteira. Nesta altura, nem as unidades militares, nem as unidades de controle de passaportes haviam sido instruídas. Por causa da força da multidão, e porque os guardas da fronteira não sabiam o que fazer, a fronteira abriu-se no posto de Bornholmer Strasse, às 23 h, mais tarde em outras partes do centro de Berlim, e na fronteira ocidental. Muitas pessoas viram a abertura da fronteira na televisão e pouco depois marcharam à fronteira. Como muitas pessoas já dormiam quando a fronteira se abriu, na manhã do dia 10 de Novembro havia grandes multidões de pessoas querendo passar pela fronteira.

Na tarde, de domingo 9/11/2014 um grupo de Porto-Alegrenses- Sul do Brasil, lembraram os 25 anos da queda do muro da vergonha comunista na Alemanha e um monumento construido pelo estado com um ato simbólico em frente ao Memorial Prestes, comunista que tentou implantar a ditadura Leninista em nosso Brasil. Lá, foi colocada uma coroa de flores em homenagem às vítimas do holocausto comunista no mundo e colados cartazes lembrando o risco que o Foro de São Paulo representa para o Brasil, além do alinhamento de nosso país com tiranias como Cuba e Venezuela.






PORTO ALEGRE CELEBRA OS 25 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM E HOMENAGEIA AS VÍTIMAS DO COMUNISMO


Fontes: Diego Casagrande e Wikipedia 
Interpretação Carlos de Cristo 

Veja assuntos relacionados neste blog: 

MANIFESTAÇÃO NACIONAL DIA 15/11/2014 SÁBADO A PARTIR DAS 14 HORAS

Foro de São Paulo diz que ‘regulação da mídia’ deve ser questão número 1 no Brasil

[ BOMBA DOCUMENTAL- LEIS DO ANTI-CRISTO PELA NOVA ORDEM MUNDIAL ]



Nenhum comentário: