Para traduzir / to translate

sábado, 24 de dezembro de 2016

Natal deve ser celebrado? O que é verdade e o que é mentira no Natal?

O que significa Natal? O que tem de mentira no natal? É pecado celebrar o natal?

Estas são algumas questões que passam na cabeça de muita gente. Para podemos responder será preciso saber o que aconteceu na história, e o que a biblia nos ensina sobre o Natal


O que significa Natal? Natal é o nascimento. É o nascimento não de uma pessoa comum, popular, famosa da história, um mestres ou profeta somente, mas da pessoas mais especial da humanidade, o próprio Deus encarnado na pessoa do Senhor Jesus Cristo o salvador, que deve nascer em cada vida, em cada lar em cada família que tem fé, que acredita em Deus e que tem amor e reparte com seu próximo.
Se pudermos definir o natal em uma palavra ou uma frase, seria esta, natal é o nascimento de Jesus

O que tem de mentira no natal? Alguns enganos e mentiras foram introduzidos no natal, como por ex: o dia 24 ou 25/12, ninguém sabe se foi nesta data que Jesus nasceu. 
O Natal foi oficializado no século IV, com o aparente objetivo de sufocar a festa pagã chamada Sol Invictus, comemorada no dia 25 de dezembro.
O velho noel, que dá presente para todos, apareceu e morreu na época do Natal apontam para o século XII, Nicolau (santo católico), falecido supostamente em 6 de dezembro de 343, vivia, no século 12, sob a fama de ser um santo milagreiro. Em 15 de dezembro de 1810 aparece a primeira menção impressa do vocábulo Papai Noel, escrito num poema. 
A arvore com enfeites, dizem alguns estudiosos, que as bolas da arvore eram cabeças de crianças decapitadas, e que a origem está em Ninrode, no antigo testamento, o primeiro anti-cristo da humanidade, "o filho do deus sol". 

É pecado celebrar o natal? Eu diria que não. Mas vai depender de como se celebra o natal. Pecado é errar o alvo, o alvo do natal deve ser Cristo. Se até hoje você não tem praticado o natal como deve ser o pecado ja fez morada e é preciso mudar em quanto é tempo.
Procure antes agradar a Deus do que ao mundo, conhecendo a sua vontade. A bíblia diz que: agradar a Cristo, pois ele satisfará os desejos de teu coração Salmos 37:4  Se afaste daquilo que é tentação, bom ai nas festas existem algumas tentações básicas que passam por muitos, como as comilanças, e bebedeiras, E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18
e outras são a luxuria de dar presentes caros, gastar  além do que se gasta, e outra em tempo de dar presentes e se doar, alguns são tentados pela avareza de não dar nada para seu parente próximo. E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Lucas 12:15
Também outros procuram ajudar na arrumação da festa e dos alimentos procurar ajudar e não fazer nada, é uma forma de evitar as tentações. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 2 Tessalonicenses 3:13
Natal é ter comunhão com Deus e com seu próximo, é um tempo oportuno em que as pessoas estão mais abertas ao relacionamento familiar, e amigável, por isso é um período também para o arrependimento e de acertos e concertos. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16
Não esquecer de ajudar um faminto, e necessitados pois é um período em que as casas e comunidades estão cheias de comidas e iguarias, ou solitário aquele que não vive em família para se achegar e enviar uma mensagem, fazer uma vizita etc...Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Mateus 25:44 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Tiago 2:16

Para quem vai celebrar o natal como se faz? Natal é reconhecer isso, se amar, confraternizar, presentear, mas não é somente isso, isso todos os pecadores fazem, mas também, e principalmente meditar nesta história do autor da festa, orar, louvar, reconhecer de alguma forma que o nascimento do Cristo foi profetizado desde o antigo testamento como vemos ai na foto com versículo bíblico de Isaías 9:6, e que o Cristo foi gerado pelo Espírito Santo numa virgem, revelado por anjos, o rei mau Herodes, querendo matar o bebe, pediu para os reis magos por revelação inspirada divina para além de adorar, o tal suposto Rei dos reis que nascia, e seria o sucessor do trono do reinado, de Israel, guiados por Deus seguiram uma estrela até o local aonde se encontrava o salvador da humanidade, numa estrabaria, lugar de animais, e ali presentearam adoração e ofertaram, celebraram o nascimento do Deus encarnado em homem.
É preciso também ter misericórdia e perdoar os fracos e enganados por este sistema mentiroso que envolve o verdadeiro natal, para evitar as confusões, contendas, ciumes e inveja que permeiam vidas e famílias em torno do natal.

Bom o desenrolar dessa história vc pode encontrar em Lucas capitulo 2 https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/2

Veja outros artigos relacionados neste blog:

NATAL DE 2016 VAI TER LUA CHEIA

- BÍBLIAS AS TECNOLOGIAS PROPÕEM VÁRIOS TIPOS DIFERENTES, PARA LER, DIVULGAR E BAIXAR-

O NOVO TESTAMENTO GRATUITAMENTE DRAMATIZADO EM ÁUDIO OU ESCRITA

Nenhum comentário: