Para traduzir / to translate

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

“O Apocalipse” chega às telas querendo mostrar as profecias bíblicas

“O Apocalipse” chega às telas querendo mostrar as profecias bíblicas

Longa de Hollywood visa público cristão e secular 
por Jarbas Aragão

“O Apocalipse” chega às telas querendo mostrar as profecias bíblicas
Um dos lançamentos mais esperados do ano pelo público cristão, o longa Left Behind é baseado na série de livros Deixados para Trás. Seu lançamento no Brasil deverá ser dia 23 de outubro e por aqui terá o nome de “O Apocalipse”. Trata-se de uma refilmagem do longa estrelado por Kirk Cameron em 2001, que por aqui chegou direto em DVD. Ao todo foram três filmes, que tiveram um sucesso relativo.
O filme chegou aos cinemas americanos neste final de semana e arrecadou menos de dois milhões de dólares no primeiro final de semana, o que não o qualificaria como um “sucesso”. No momento, ocupa o sexto lugar nas bilheterias.
Porém, como tem sido tratado como um produto para um nicho específico, a produção foi recebida com críticas. Por um lado, cristãos mais conservadores reclamaram de alguns pontos teológicos do roteiro. Do outro, críticos afirmam que sua mensagem é “fundamentalista”.
Nicolas Cage interpreta um piloto de avião chamado Rayford Steele, que ficou para trás após o Arrebatamento acontecer, deixando o mundo ser tomado pelo caos. Não há explicação para os milhões de pessoas que desaparecem misteriosamente. Um pequeno grupo de sobreviventes liderados por Rayford tenta seguir em frente em meio a um cenário literalmente apocalítico.
O público acompanhou este ano o seriado The Leftovers, da HBO, que mostra o drama dos sobreviventes a um acontecimento fictício, mas com muita semelhança ao Arrebatamento. Os livros da série Deixados para Trás, de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins venderam mais de 65 milhões de cópias desde seu lançamento em 1995, mas o roteiro do longa estrelado por Cage tem outra dinâmica. Somente com a filmagem de sequências será possível contar a história toda.
O fato é que Hollywood não dava muita atenção a filmes cristãos até 2004, quando Mel Gibson lançou “A Paixão de Cristo”. Na época, os grandes estúdios não gostaram do projeto e a produtora de Gibson investiu cerca de US$ 45 milhões para fazer e comercializar o filme de forma independente. Com o apoio de igrejas e líderes religiosos, no final, arrecadou 600 milhões de dólares nas bilheterias e se tornou o filme com censura 18 anos mais lucrativo na história do cinema.
Isso abriu os olhos executivos de Hollywood para o potencial dos filmes com temática cristã. Durante a última década, os estúdios de Hollywood tentaram replicar o sucesso com filmes como “O Livro de Eli”, a “trilogia Nárnia” e produções polêmicas como “Noé”, mas que não tiveram o sucesso esperado.
O chamado público cristão tem mostrado que preferem filmes com roteiros que reflitam suas crenças. Isso explica o sucesso de produções mais baratas, mas que ofereciam ao público histórias de fé e amor, sem depender de efeitos especiais milionários. Entram nesta lista “O Filho de Deus”, “O Céu é de Verdade” e “Deus não está morto”, cuja relação custo x lucro é maior que a grande maioria dos filmes de Hollywood.
“O Apocalipse” parece que trilhará um caminho intermediário. Seu custo de produção chegou a US$ 31 milhões. Tem efeitos especiais a altura de qualquer grande produção e tenta conquistar não apenas o público cristão, mas também o secular, apostando em Cage e no rótulo de filme de ação.
Por sua vez, Paul Lalonde, que produziu os três primeiros filmes e trabalhou com essa nova versão, está otimista. “Eu acredito que a profecia bíblica pode ser uma ótima maneira de alcançar as pessoas que não estão necessariamente abertas à evangelização. Por isso ficamos animado em refilmar ‘Left Behind’… Eu queria colocar a profecia bíblica na tela grande para mostrar essa mensagem a um público muito mais amplo, e não apenas os frequentadores de igreja”.
Finalizou dizendo que seu maior desejo é que as pessoas saiam do cinema e vão para a casa ler a Bíblia para entender melhor o que acabaram de ver no cinema.
Ainda é cedo para saber se tal aposta dará o resultado esperado. Enquanto isso, chamou atenção da mídia a revelação de Cage, é um ator reconhecido e premiado. Ele é irmão do pastor Marc Coppola. O ator conta que esse foi um dos principais motivos pelo qual aceitou filmar o longa e que ele está familiarizado com o que a Bíblia fala sobre o Arrebatamento. Com informações de Huffington PostChristian Post e Prophecy News.
Assista ao trailer:

Fonte: Gospel Prime
Comentário: Acredito se importante ver filmes como este sobre o Apocalipse, por que de um modo ou de outro, reforça a ideia que este mundo (planeta terra e esta galáxia) conforme está descrito na bíblia sagrada  tem um período de tempo por Deus para se acabar, porque novos céus e nova terra já estão preparadas por Deus para o seu povo ir morar e viver por toda a eternidade. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. 2 Pedro 3:7  Ora, naqueles dias, depois daquela aflição, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz. Marcos 13:24 
Ora há porém uma questão a controvérsias, divergências de opiniões aonde muitos cristãos acreditam que o Senhor virá antes da grande tribulação, período de grande tormenta que os moradores da terra passarão, depois do arrebatamento do povo de Deus a igreja de Cristo os salvos. E aqui ficarão para a grande tormenta no caso do filme que aborda este sumiço de pessoas que foram arrebatadas pro céu e provavelmente aborda aqueles que aqui ficarão para o tal juízo final.
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.1 Tessalonicenses 4:13-18
E também o inferno também está preparados para o diabo e seus anjos: Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:44 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 20:14 
Agora vejam: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14
Infelizmente muitos cristãos nos nossos dias vivem dissolutamente por acreditarem que serão arrebatados antes que lhes sobrevenham tribulaçõesCuidado irmãos, há muita polêmica sobre o assunto, mas aquele que se aprofundar na Palavra de Deus e não apenas crer nas palavras dos atuais mestres, chegarão a conclusão que Jesus Cristo só virá buscar aqueles que forem fiéis até o fim.
Imagem e vídeo ilustrativos


Nenhum comentário: