Para traduzir / to translate

sexta-feira, 22 de março de 2013

A Celebração de Páscoa

                    A Celebração de Páscoa



Muita gente e povos tem celebrado a Páscoa e boa parte de manira errada e ignorante, por falta de conhecimento e observar as escrituras sagradas. E por isso levanto aqui algumas questões importantes que devem ser respondidas e o povo em geral e principalmente os judeus e cristãos precisam saber e interpretar e celebrar melhor! 
Ex: *Páscoa o que significa? *A Páscoa é de Deus do diabo, dos judeus dos cristãos ou do comércio mundano? *Como é a forma correta de celebrar a Páscoa? *Qualquer pessoa pode celebrar a Páscoa?


*O que significa Páscoa? A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso Judaico - cristão, normalmente considerado pelas igrejas corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Nome oficialDomingo de Páscoa
TipoFeriado religioso
Seguido porCristãos
Ano de 20128 de Abril
Ano de 201331 de Março
Ano de 201420 de Abril
ObservaçõesCelebra a Ressurreição de Cristo
Na foto acima; Deus por meio de Moisés retirando o povo Hebreu do Egito terra da escravidão do poder de Faraó, atravessando o mar vermelho em direção da terra prometida.

A história resumida da PáscoaSegundo a Bíblia (Livro do Êxodo), Deus mandou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Moisés que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas as famílias de Israel de Deus seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e o anjo passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.
A Bíblia judaica institui a celebração do Pessach em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua
Foto
“Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.”Hebreus 11:28

*A Páscoa é de Deus do diabo ou do comércio mundano? A Páscoa é de Deus e instituída por Deus! Como vemos acima. 
O problema de muitos judeus e cristãos liberais, e modernos, tem celebrado a pascoa de uma maneira errada, herege, e ignorante alimentando sentimentos estranhos comprando e comendo ovo de chocolate, de coelho e presenteando os irmãos e amigos com balas e bombons de chocolate, o que não tem nada a ver com a verdadeira Páscoa Judaico e Cristã. Coelho não é cordeiro, é um tipo de deus pagão significando a fertilidade. No entanto, o costume não é citado na Bíblia e portanto, este é uma alusão a antigos rituais pagãos. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun.
A lebre (e não o coelho) era o símbolo de Gefjun. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. Claro que a versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é bem mais comercialmente interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima.
A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. Seus cultos pagãos foram absorvidos e misturados pelas comemorações judaico-cristãs, dando início a Páscoa comemorado na maior parte do mundo contemporâneo.
A celebração JudaicaO 1º povo os Judeus, O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Êxodo 12:5-8
 Exo 12:11 - Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
Exo 12:21 - Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. 
Exo 12:27 - Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
A data da páscoa que Deus instituiu para o seu povo foi no 10 deste mês, e assim aconteceu, os judeus fizeram a pascoa, e imolaram o cordeiro, e assim se sucedeu por mile anos até o dia em que o verdadeiro cordeiro de Deus Jesus Cristo foi sacrificado definitivamente por todos nós, quer Judeus Gregos, Barbaros, e os Gentios neste mesmo dia, até o ida de hoje!
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajun
tamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. Êxodo 12:3-6

*Qualquer pessoa pode celebrar a Páscoa? Não. Nem todo mundo deve celebrar a Páscoa, somente  que é Judeu ou Cristão! Caso um estrangeiro ou familiar não religioso queira celebrar a Páscoa deve seguir algumas orientações da parte de Deus para participar.
Para quem é Judeu - Exo 12:43 - Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa: nenhum filho do estrangeiro comerá dela.
Exo 12:48 - Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.

A celebração dos Cristãos: Hoje os cristãos também participam da festa da pascoa, porém de uma forma um pouco diferente da dos Judeus, celebramos a morte do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e a saída do Egito escravidão deste mundo, com pães asmos e suco de uva ou vinho, representando a carne e o sangue de Jesus Cristo o cordeiro e messias de Deus! Mais principalmente celebramos a ressurreição do cordeiro de Deus nos trazendo a maior esperança de ressurreição e vida eterna e a vitória sobre a morte!

Eu sou cristão Evangélico, não Judeu, não anulo as celebrações judaicas; Porém como evangélicos, não celebram como os Judeus comendo um animal cordeiro assado, e nem com o sangue nos umbrais das portas, e nem comendo apresadamente ao redor da mesa, mais com o verdadeiro sangue de Jesus Cristo que foi imolado por todos nós quer Judeus ou Gentios, e todos os demais que ão de crer. Eu como a carne e bebo o sangue de Cristo o sangue da nova aliança, de um novo pacto de melhores e superiores promessas. Hebreus 8:6 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa. Mateus 26:19
Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. Lucas 22:7.
O estrangeiro ou familiar que estiver em sua casa e quiser participar, deve aceitar a Cristo como seu Senhor e Deus também deve se arrepender de seus pecados, rejeitar os ovos do coelho mundano, e confessar publicamente, para os presentes e depois disso coma e beba e celebre.
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 1 Coríntios 5:7-8
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades  o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:1-5

  
O resumo da Páscoa: Acredito que a Páscoa é uma celebração religiosa muito importante, e ninguém vai julgar o próximo por celebrar ou não celebra a Páscoa. Porém quem quiser obedecer em tudo ao Senhor Deus é importante que siga as regras estabelecidas, e assim celebre e participe da mesa na Páscoa da maneira correta, porque é importantíssima a  celebração, mais devem rejeitar os ovos de chocolate, como presentes mundanos, e que devem celebrar a pascoa de Cristo isso deve! 
Este é os pães ázimos que deve ser servido na santa ceia e na Páscoa!

Sim devemos sempre nos lembrar da morte de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo tanto na Páscoa como em outros tantos dias do ano, em sua memória de sacrifício único e suficiente, para substituição do velho pacto para um melhor novo pacto, ou nova aliança, para remição dos pecados dos seu povo e a humanidade.
=
Agora também devemos celebrar a morte de Jesus Cristo como também a ressurreição dentre os mortos, pois ele só ficou no tumulo, embaixo da terra, apenas 3 dias, porém vive para todo sempre e sempre, eternamente, e esta é a nossa grande esperança de um dia também vermos os mortos em Cristo sendo ressuscitados para viver uma viva esperança de eternidade, não só aqui nesta terra como também viver eternamente com Deus com Jesus os anjos e todos os filhos de Deus nos céus, na Nova Jerusalém!


Estudo produzido por Carlos de Cristo.

Deus abençoe a todos em nome do cordeiro santo Jesus Cristo!
E Feliz Páscoa!



5 comentários:

Rafa disse...

Gostei deste estudo é de Deus!
As religiões precisam aprender a fazer a celebração da maneira certa que é a maneira bíblica segundo a vontade de Deus!

Unknown disse...

Muito bom este estudo sobre a verdadeira Páscoa!
O nosso cordeiro Pascoal é Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou e em breve vai voltar para nos buscar! Aleluia!
Feliz Páscoa!

Anja virtual do Brasil disse...

Irmãos hoje é domingo de Páscoa, Aleluia! Representa o dia que nosso Senhor saiu do tumulo tomou as chaves do inferno e ressuscitou para todo o sempre, e em breve virá para nos levar para o eterno lar!
Tenham todos uma ótima santa ceia para os irmãos da igreja.
Feliz Páscoa!

Anja virtual do Brasil disse...

Aleluia! Louvado seja o nome de Jesus!
Excelente estudo irmão Carlos! As religiões precisam saber mais disso, e mais precisam praticar a celebração de maneira correta, para agradar a Deus e não entrar pelo engano dos ovos de chocolate, e comer a ceia do Senhor de forma indigna, e acabar se tornando culpado do corpo de Cristo.
Deus abençoe a todos!

Carlos de Cristo disse...

Aleluia! Celebremos irmãos em Cristo a morte ressurreição, e a sua segunda vinda, para nos buscar para a Nova Jerusalém eternamente nos céus. Feliz Páscoa!